sábado, 1 de dezembro de 2012

A intervenção do Terapeuta da Fala na criança com gaguez...


Caros leitores,

Após a avaliação da gaguez são definidos objectivos individuais para cada paciente com a finalidade de eliminar o impacto da gaguez na qualidade de vida de quem gagueja e atingir uma fluência com que se sinta confortável.
Deverá para isso recorrer a um Terapeuta da Fala que irá utilizar abordagens de intervenção específicas para esta população. Algumas dessas abordagens são:
    • Modificação da Gaguez (Stuttering Modification)
    • Modelação da Fluência (Fluency Shaping).
Os principais comportamentos a modificar pelo terapeuta são o reforço positivo das respostas fluentes, enquanto as crianças aumentam gradualmente a dimensão e complexidade das frases, fornecer um modelo de fala lenta e após o estabelecimento da fluência em sessão terapêutica, faz-se a sua transferência para outros ambientes exteriores.
Para que estes comportamentos sejam modificados a criança irá trabalhar nas sessões de Terapia da Fala objectivos específicos de acordo com uma hierarquia (mais fácil para mais difícil). Para tal é necessário adquirir cada objectivo e proceder à transferência para o objectivo seguinte.
Para além deste trabalho o terapeuta deverá explicar o Programa Terapêutico aos pais e qual o seu papel, esclarecer quais as possíveis causas da gaguez, identificar e reduzir situações que promovem a interrupção da fluência e identificar e aumentar as situações que promovem o aumento da fluência. 


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para um futuro melhor...

Caros leitores,

O Centro de Fluência de Montereal, no Canadá, é uma organização sem fins lucrativos que dá assistência a crianças e às suas familias, na tentativa de colmatar dificuldades e perturbações da fala.
Oferecem terapia da fala e serviços psico-educacionais aliados a uma vasta gama de serviços clinicos. Estes incluem avaliação e terapia de grupo e individual. Concebem e aplicam programas de prevenção neste domínio para a comunidade e crianças.

Tal instituição, tanto na área da terapia da fala como outras, teria um impacte e seria um ganho imensurável par o nosso país. O trabalho é árduo e o caminho tortuoso, mas todos nós nos devemos debater por mais e melhor para a nossa sociedade e o nosso futuro.

"Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho.... 
Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade."
 Cervantes



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leitura para a criança...

Caros leitores,

Nunca é demais uma boa leitura, ler com os filhos, ou ler sozinho... Aqui deixamos mais uma leitura que encontrámos, esta é dirigida para as crianças gagas. É um pequeno livreto/livro de motivação para as crianças e ao mesmo tempo de explicação. Caso seja pai, familiar, professor ou amigo de uma criança gaga, deixamos aqui um bom elemento para passarem um tempo juntos.

Para as crianças que gaguejam













O documento foi retirado do site que aconselhamos a visitar: http://www.e-gagueira.com/index.html
Para ter o livro/livrete pode descarregar Aqui.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas para pais...

Caros leitores,

Por vezes em certas situações não sabemos como agir da melhor maneira. Hesitamos em dizer certas coisas ou dizemos coisas que depois nos arrependemos. As nossas ações nem sempre são as mais corretas ou então nem sabemos como agir. O mesmo pode acontecer em relação à gaguez, e, assim, apresentamos algumas dicas/conselhos para os pais.

- Ter um ambiente familiar em que comunica com a sua criança de forma aberta e carinhosa é muito importante. Não façam da gaguez um assunto tabu. 
- Não permita que a gaguez continue a desenvolver-se. 
- Não deixe que a criança perceba que os pais estão tristes com o seu discurso. 
- Mantenha a sua criança saudável, dormindo o tempo suficiente, tendo uma alimentação adequada, tenha uma rotina. 
- Olhe para a sua criança e mostre pela sua expressão que está interessada no que ela está a dizer e não na forma como ela o diz. 
- Não force a criança a falar ou conversar com estranhos. No entanto, incentive a criança a falar as vezes que quiser. - Aceite a sua criança como ela é. 
- Não deixe que a sua criança evite responsabilidades normais. Use a mesma disciplina como com qualquer outra criança.
- Não forneça palavras. Deixe que a sua criança use as suas próprias palavras. Não a interrompa. - Procure a origem da tensão emocional, em casa ou na escola.
- Nada pode substituir o amor, a compreensão e a paciência quando se lida com crianças, qualquer criança.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

"O discurso da criança"...

Caros leitores,

O filme "O Discurso do Rei" é sobejamente conhecido. Através do grupo de gaguez da APG fica a sugestão de duas partes traduzidas documentário (de 4 partes) intitulado: "O Discurso da Criança".

Esperemos que gostem...

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lidcomb - Programa de intervenção para crianças

Caros leitores,

Através da fundação espanhola para a gaguez, apresentamos o programa lidcomb pelo Centro de Investigação Australiana para a Gaguez da Universidade de Sidney.

 Tal como outra intervenção com crianças, é aconselhável que os pais tenham um papel ativo e de apoio e que as crianças sintam que estão a ter uma experiência agradável e positiva.
O programa Lidcombe  é uma intervençaõ desenvolvida especificamente para crianças que gaguejam com menos de 6 anos.


 Este programa é essencialmente conduzido pelos pais, e não pelo terapeuta da fala. Este deverá, ensinar e guiar os pais durante a intervenção.



Composto por 2 etapas, durante a primeira, espera-se que a criança deverá reduzir a gaguez e durante a etapa 2, o ganho anterior é mantido por um período alargado de tempo.



Na primeira etapa são dadas técnicas aos pais de resposta e reforço positivo para quando a criança produz discurso sem disfluência e estratégias para quando a criança produz discurso com disfluência.


A aplicação do programa apoia-se em grande medida na medição das disfluências. Na verdade, a intervenção não deverá ser feita sem essa mesma medição. Estas servem para:
  • verificar que as dusfluências estão a diminuir e que ajustes devem ser feitos em caso de não haver melhoria;
  • Para identificar quando é que a criança atingiu os critérios de recuperação;
  • Para certificação que a criança mantém esses critérios a longo prazo.
Durante a segunda etapa os pais vão retirando gradualmente o feedback e a frequência das visitas ao terapeuta da fala vão diminuindo.


Para mais informações consulte http://www.stammering.org/lidcombe.html e, não se esqueça, aconselhe-se com um terapeuta da fala.

"É tão arriscado acreditar em tudo como não acreditar em nada." Denis Diderot

sábado, 24 de novembro de 2012

Uma carta para um educador/professor...

Caros leitores,

Nas nossas pesquisas pela Associação Americana de Gaguez  deparámos-nos com uma pequena carta dirigida aos educadores/professores. A partir dela conseguimos compreender tanto a visão dos educadores/professores, percebendo as suas dificuldades, como ao mesmo tempo entender a visão do indivíduo gago. Assim, achámos muito interessante partilhar esta visão para que possam também desfrutar dos mesmos sentimentos. Aconselhamos vivamente a partilharem, aos pais que se sentem apoiados pelos educadores/professores, e aos professores que precisam de apoio, esperemos sinceramente que se possam confortar um pouco nesta leitura.
A verdade, é que esta carta não se aplica tanto à idade pré-escolar escolar, visto que é remetida já aos professores em situação de ensino formal. Mesmo assim deixa-mo-la aqui, pois qualquer um pode ler, confortar-se e fazer a sua própria avaliação.


Querido Professor,

Você foi convidado a ler esta carta porque você tem uma criança que gagueja na sua turma. A gaguez muda de momento para momento e é diferente em cada criança. Isto torna a situação mais complicada de lidar. Possivelmente, a gaguez desta criança pode não incomodá-lo em particular, nem qualquer uma das outras crianças. Mas também é possível que as outras crianças reajam à gaguez e você nem sempre saiba qual a melhor maneira de lidar com a situação.
Geralmente os professores têm muitas questões...
    • Posso ajudar de alguma maneira?
    • Devo pedir que a criança leia em voz alta?
    • Devo falar de gaguez com a criança?
    • Devo discutir o assunto com toda a turma?
    • Devo ignorar a gaguez?
    • Devo olhar directamente para a criança quando ela está a gaguejar ou devo desviar o olhar?
Estas são todas questões legítimas. As respostas é que diferem para criança que gagueja. Você pode começar por perguntar à criança se tem Terapia da Fala, e se sim, contacte o terapeuta para saber o que você pode ou deve fazer. Muitas vezes, é possível fazer um plano, pelo qual a criança é ajudada a lidar com as situações escolares.
A maioria das crianças detesta ser posta de parte, de ser rotulada como diferente dos outros. Então, certifique-se que a criança que gagueja não recebe tratamento especial ou que é excluída de outras actividades da turma. Se a gaguez for severa, é aconselhável que fale com a criança à parte e que aborde a questão abertamente. Algumas crianças vão apreciar o seu gesto e sentir-se aliviadas. Outras podem recusar discutir o problema. Se assim for, é melhor respeitar e não forçar a criança.
A gaguez é tão difícil para a criança como é para si, provavelmente mais difícil. Por isso, ele ou ela vão precisar de todo o apoio emocional que puderem obter. Você vai ajudar a criança ao aceitá-la tal como ela é, por ser amável e compreensivo e solidário na sua atitude em relação a ele ou ela. Você não tem que mostrar estas atitudes abertamente, a criança estará ciente e sentir-se-à mais segura.

Obrigada pela sua ajuda



Caso queira adquirir o documento pode fazer o download do mesmo Aqui.