segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Folheto...

Caros leitores,

Estamos a aproximarmos-nos da recta final do nosso semestre, e assim, consequentemente, terminaremos a Unidade Curricular orientadora deste trabalho. Esperamos sinceramente termos conseguido passar a informação necessária sobre esta perturbação. Em resumo a todos os post's que podem encontrar ao longo do blogue, realizámos um folheto informativo sobre a gaguez na idade pré-escolar. Agora pretendemos fazer a distribuição deste folheto aos vários Jardins de Infância. Para vocês caros leitores, deixamos o folheto aqui para que caso desejem possam ficar com o documento.



Podem descarregar o documento na íntegra Aqui!

Análise dos questionários online...

Caros leitores,

Já há algumas semanas que temos aqui, colocado o nosso questionário online, com o intuito de percebermos o que a sociedade pensa e também, podermos ver a visão das pessoas que lidam com esta perturbação. Das respostas obtidas, fizemos uma análise consoante as respostas mais frequentes para cada pergunta. Aqui vai:
Agradecemos a todas as pessoas que disponibilizaram um pouco do seu tempo para nos ajudar nesta causa, respondendo às perguntas.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Leitura para pais e filhos...

Caros leitores,

Nunca é demais uma boa leitura para compartilhar com aqueles que mais gostamos. Então deixamos aqui mais uma proposta de leitura que pode ser útil para ler com a criança. Tanto para os pais de crianças gagas, como para os professores.
Para ser mais interactivo passámos a leitura para formato vídeo, assim pode ler a história directamente do seu computador.

"Olha só quem está a falar...!"
Livro de Priscilla Silveira
Adaptado para o Português de Portugal


Para quem quiser ficar com o documento, deixamos Aqui.

sábado, 1 de dezembro de 2012

A intervenção do Terapeuta da Fala na criança com gaguez...


Caros leitores,

Após a avaliação da gaguez são definidos objectivos individuais para cada paciente com a finalidade de eliminar o impacto da gaguez na qualidade de vida de quem gagueja e atingir uma fluência com que se sinta confortável.
Deverá para isso recorrer a um Terapeuta da Fala que irá utilizar abordagens de intervenção específicas para esta população. Algumas dessas abordagens são:
    • Modificação da Gaguez (Stuttering Modification)
    • Modelação da Fluência (Fluency Shaping).
Os principais comportamentos a modificar pelo terapeuta são o reforço positivo das respostas fluentes, enquanto as crianças aumentam gradualmente a dimensão e complexidade das frases, fornecer um modelo de fala lenta e após o estabelecimento da fluência em sessão terapêutica, faz-se a sua transferência para outros ambientes exteriores.
Para que estes comportamentos sejam modificados a criança irá trabalhar nas sessões de Terapia da Fala objectivos específicos de acordo com uma hierarquia (mais fácil para mais difícil). Para tal é necessário adquirir cada objectivo e proceder à transferência para o objectivo seguinte.
Para além deste trabalho o terapeuta deverá explicar o Programa Terapêutico aos pais e qual o seu papel, esclarecer quais as possíveis causas da gaguez, identificar e reduzir situações que promovem a interrupção da fluência e identificar e aumentar as situações que promovem o aumento da fluência. 


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para um futuro melhor...

Caros leitores,

O Centro de Fluência de Montereal, no Canadá, é uma organização sem fins lucrativos que dá assistência a crianças e às suas familias, na tentativa de colmatar dificuldades e perturbações da fala.
Oferecem terapia da fala e serviços psico-educacionais aliados a uma vasta gama de serviços clinicos. Estes incluem avaliação e terapia de grupo e individual. Concebem e aplicam programas de prevenção neste domínio para a comunidade e crianças.

Tal instituição, tanto na área da terapia da fala como outras, teria um impacte e seria um ganho imensurável par o nosso país. O trabalho é árduo e o caminho tortuoso, mas todos nós nos devemos debater por mais e melhor para a nossa sociedade e o nosso futuro.

"Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho.... 
Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade."
 Cervantes



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leitura para a criança...

Caros leitores,

Nunca é demais uma boa leitura, ler com os filhos, ou ler sozinho... Aqui deixamos mais uma leitura que encontrámos, esta é dirigida para as crianças gagas. É um pequeno livreto/livro de motivação para as crianças e ao mesmo tempo de explicação. Caso seja pai, familiar, professor ou amigo de uma criança gaga, deixamos aqui um bom elemento para passarem um tempo juntos.

Para as crianças que gaguejam













O documento foi retirado do site que aconselhamos a visitar: http://www.e-gagueira.com/index.html
Para ter o livro/livrete pode descarregar Aqui.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas para pais...

Caros leitores,

Por vezes em certas situações não sabemos como agir da melhor maneira. Hesitamos em dizer certas coisas ou dizemos coisas que depois nos arrependemos. As nossas ações nem sempre são as mais corretas ou então nem sabemos como agir. O mesmo pode acontecer em relação à gaguez, e, assim, apresentamos algumas dicas/conselhos para os pais.

- Ter um ambiente familiar em que comunica com a sua criança de forma aberta e carinhosa é muito importante. Não façam da gaguez um assunto tabu. 
- Não permita que a gaguez continue a desenvolver-se. 
- Não deixe que a criança perceba que os pais estão tristes com o seu discurso. 
- Mantenha a sua criança saudável, dormindo o tempo suficiente, tendo uma alimentação adequada, tenha uma rotina. 
- Olhe para a sua criança e mostre pela sua expressão que está interessada no que ela está a dizer e não na forma como ela o diz. 
- Não force a criança a falar ou conversar com estranhos. No entanto, incentive a criança a falar as vezes que quiser. - Aceite a sua criança como ela é. 
- Não deixe que a sua criança evite responsabilidades normais. Use a mesma disciplina como com qualquer outra criança.
- Não forneça palavras. Deixe que a sua criança use as suas próprias palavras. Não a interrompa. - Procure a origem da tensão emocional, em casa ou na escola.
- Nada pode substituir o amor, a compreensão e a paciência quando se lida com crianças, qualquer criança.