terça-feira, 20 de novembro de 2012

Disfluência borderline...

Caros leitores,

Anteriormente, aqui n'Os Gaguitos, falámos sobre as diferenças entre a disfluência normal e a considerada patológica na criança.

No entanto, existe uma fase intermédia - a Disfluência Borderline. Este tipo de disfluência é em grande parte semelhante à disfluência fisiológica, mas com ligeiras diferenças que podem tender para a situação de gaguez na fase inicial. Ou seja, apresenta características da disfluência fisiológica intervaladas com características da gaguez inicial.

De uma forma mais fácil:


Assim, na fase borderline, a criança pode apresentar um maior número de disfluências, que se traduzem em mais repetições de partes de palavras e monossílabos e prolongamentos. Mas continua a não ter percepção das suas dificuldades, podendo parecer surpreendida ou intrigada pela razão de não conseguir dizer a palavra.

Se é pai ou educador e pensa que a criança se encontra nesta fase, aconselhamos a:
Esta fase é crucial, podendo evoluir para um quadro de gaguez ou regredir. Os sentimentos da criança e o auto-conceito são fundamentais para ela. Se esta começa a duvidar de si mesma, e acredita que tem realmente dificuldades e que os outros que a rodeiam criticam e reparam nessas dificuldades, provavelmente desenvolverá condicionamentos e comportamentos mais acentuados de gaguez. Se por outro lado, as dificuldades não forem valorizadas pelos outros, continuarão a ser pouco ou nada valorizadas pela criança. E assim, outros sentimentos negativos e pressão psicológica, poderão nem aparecer, evitando-se a passagem para a fase de disfluência patológica.

De qualquer forma, há que ter em atenção que cada indivíduo é único e assim diferente do próximo, respondendo de forma particular a cada desafio e contrariedade na vida... O mesmo se passa com os indivíduos com gaguez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário