Caros leitores,
Nas nossas pesquisas pela Associação Americana de Gaguez deparámos-nos com uma pequena carta dirigida aos educadores/professores. A partir dela conseguimos compreender tanto a visão dos educadores/professores, percebendo as suas dificuldades, como ao mesmo tempo entender a visão do indivíduo gago. Assim, achámos muito interessante partilhar esta visão para que possam também desfrutar dos mesmos sentimentos. Aconselhamos vivamente a partilharem, aos pais que se sentem apoiados pelos educadores/professores, e aos professores que precisam de apoio, esperemos sinceramente que se possam confortar um pouco nesta leitura.
A verdade, é que esta carta não se aplica tanto à idade pré-escolar escolar, visto que é remetida já aos professores em situação de ensino formal. Mesmo assim deixa-mo-la aqui, pois qualquer um pode ler, confortar-se e fazer a sua própria avaliação.
Querido Professor,
Você foi convidado a ler esta carta porque você tem uma criança que gagueja na sua turma. A gaguez muda de momento para momento e é diferente em cada criança. Isto torna a situação mais complicada de lidar. Possivelmente, a gaguez desta criança pode não incomodá-lo em particular, nem qualquer uma das outras crianças. Mas também é possível que as outras crianças reajam à gaguez e você nem sempre saiba qual a melhor maneira de lidar com a situação.
Geralmente os professores têm muitas questões...
- Posso ajudar de alguma maneira?
- Devo pedir que a criança leia em voz alta?
- Devo falar de gaguez com a criança?
- Devo discutir o assunto com toda a turma?
- Devo ignorar a gaguez?
- Devo olhar directamente para a criança quando ela está a gaguejar ou devo desviar o olhar?
Estas são todas questões legítimas. As respostas é que diferem para criança que gagueja. Você pode começar por perguntar à criança se tem Terapia da Fala, e se sim, contacte o terapeuta para saber o que você pode ou deve fazer. Muitas vezes, é possível fazer um plano, pelo qual a criança é ajudada a lidar com as situações escolares.
A maioria das crianças detesta ser posta de parte, de ser rotulada como diferente dos outros. Então, certifique-se que a criança que gagueja não recebe tratamento especial ou que é excluída de outras actividades da turma. Se a gaguez for severa, é aconselhável que fale com a criança à parte e que aborde a questão abertamente. Algumas crianças vão apreciar o seu gesto e sentir-se aliviadas. Outras podem recusar discutir o problema. Se assim for, é melhor respeitar e não forçar a criança.
A gaguez é tão difícil para a criança como é para si, provavelmente mais difícil. Por isso, ele ou ela vão precisar de todo o apoio emocional que puderem obter. Você vai ajudar a criança ao aceitá-la tal como ela é, por ser amável e compreensivo e solidário na sua atitude em relação a ele ou ela. Você não tem que mostrar estas atitudes abertamente, a criança estará ciente e sentir-se-à mais segura.
Obrigada pela sua ajuda
Traduzido de: http://www.stutteringhelp.org/Default.aspx?tabid=76
Caso queira adquirir o documento pode fazer o download do mesmo Aqui.
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