Por vezes os colegas da escola do meu filho chamam-lhe gago ou começam a imitar aquilo que ele faz. E muitas vezes o meu filho vem-nos contar e nós não sabemos o que lhe dizer para além do: "não ligues..."
Testemunho real
Sentimentos de impotência e desconforto em relação à situação do seu filho pode ser o que acontece por não saber o que fazer como pai. A gaguez, como muitas outras situações, tende a ser partilhada entre os pais e os filhos, sendo que a dor do filho é sentida pelos pais e as preocupações dos pais são percepcionadas pelo filho.
A verdade é que existem fatores independentes do controlo dos pais e educadores, em relação ao que rodeia a criança, como é caso de ser alvo de gozo ou de insultos, que por sua vez podem levar com que a criança comece a percepcionar a sua dificuldade e a criar sentimentos negativos em relação à sua fala. Assim, na tentativa de ajudarmos nesta situação, aconselhamos a leitura do livro de Priscilla Silveira - A fala e o rio - como uma boa forma de falar sobre a gaguez com o seu filho.
Traduzido para Português de Portugal.
Para os interessados em obterem o livro em formato digital fica o link em que podem fazer o download do ficheiro: Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário